Cidade de Jacutinga – MG

Jacutinga é um município da microrregião de Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais, no Brasil. Sua população estimada em 2004 era de 19 758 habitantes.

Possui uma área de 348,23 km². A densidade demográfica é de 56,74 habitantes por quilômetro quadrado. Possui o título de “estância hidromineral” e é reconhecida como a capital nacional das malhas, sendo responsável por 27% de toda a produção nacional de malhas. Os habitantes jacutinguenses, na sua maioria descendentes de italianos, são responsáveis pelas malhas, também exportadas para outros países e expostas em novelas e comerciais.

História

Até a chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil, no século XVI, a atual região do sul de Minas Gerais era habitada pelos índios puris. A atual cidade de Jacutinga tem, como marco de sua fundação, o ano de 1835, data da construção da primeira capela do então povoado chamado “Ribeirão de Jacutinga”. O nome foi assim designado pelas muitas jacutingas que habitavam a região .

Passados 36 anos, o vilarejo tornou-se “Santo Antônio de Jacutinga”, já apresentando desenho e ares de cidade. A partir daí, vieram os lampiões a gás, a estrada de ferro e o primeiro jornal impresso, em 1927: “A Gazeta de Jacutinga”, um grande avanço para a época.

Foi elevada à condição de município em 16 de setembro de 1901, passando a se chamar somente “Jacutinga”. Com um crescimento em ritmo acelerado devido ao cultivo de café, destaca-se um período de expansão, até o declínio da cafeicultura em meados da década de 1930.

Paralelamente ao grande boom da era industrial no Brasil ocorrido nessa época, imigrantes italianos se instalaram na cidade, trazendo, consigo, a habilidade de tecer e bordar. Já no fim da década de 1960, um jovem italiano, Antônio Pieroni, traz, para Jacutinga, a primeira máquina manual de fazer tricô: a Lanofix. A população abraçou a nova vocação econômica e, durante quase cinquenta anos, conseguiu transformar o município em referência nacional na fabricação de malhas e tricô.

Surgia, consequentemente, o turismo de negócios, fomentado pelas compras nas mais de mil pequenas empresas que hoje existem na cidade.

Limites – Municípios Vizinhos

Albertina e Andradas a norte, Ouro Fino a leste, Monte Sião a sul e os paulistas Itapira e Espírito Santo do Pinhal a oeste.

Bairros de Jacutinga

Alterosa – Bom Conselho – Centro – César Matile – Coronel Renno Baixo
Coronel Renno Cima – Cristo Rei – Jardim Alvorada – Jardim Bela Vista
Jardim Colina – Jardim Déa – Jardim Flaboyant – Jardim Verde Vale
Jardim Novo Horizonte – Monsenhor Dutra – Monsenhor Vieira – Parque das Nações
Parque Primavera – São Sebastião dos Roberto –São Luiz – Vila Rica- Sapucai Velho
Sapucai Novo – Vale das Flores – Vila Belo Horizonte- Vila Cristo Rei – Vila Esperança
Vila Nazare – Vila Toledo – Vila Tonini

Dados Principais sobre Jacutinga

Aniversário 16 de Setembro
Fundação
1901
População
22.772 hab. (2010)
Área 347,750 Km²
IDH 0,7 – Alto
Mesorregião Sul/Suldoeste de Minas
Gentílico Jacutinguense

Pontos Turísticos

Destaque
Igreja Matriz de Santo Antônio
A cidade de Jacutinga e também a região próxima a ela possui belezas naturais e históricas que vale a pena conhecer. Os principais deles são: o Parque Primo Raphaelli, a Trilha para a Cachoeira, oPico da Forquilha, o Museu do Tricô e aIgreja Matriz de Santo Antonio. As malharias da região também são um ótimo atrativo para os turistas que procuram os produtos da cidade.

Vídeo sobre a cidade Jacutinga

Veja mais vídeos sobre a Cidade de Jacutinga