A Vigilância Epidemiológica vem À público por meio desta nota informar que foi registrado o primeiro caso de Influenza A H1N1 em nossa cidade. O paciente em questão apresentou os primeiros sintomas no final de Março, após ter viajado para a cidade de Araras, e nenhum outro familiar apresentou os mesmos sintomas, descartando assim que a transmissão tenha ocorrido para outras pessoas próximas.

Por se tratar do primeiro caso registrado em nossa cidade, e não estarmos vivenciando uma epidemia, não há motivos para pânico, pois o vírus Influenza A H1N1 é um vírus sazonal, ou seja, que possui ondas de epidemia bem marcantes e desde 2009 o vírus circula pelo país e neste período do inverno ele atinge seu pico. Por isso, a vacinação anual para a imunização contra a gripe é realizada algumas semanas antes do início desse período, para que haja tempo de se adquirir a imunidade.

Mais uma vez vale ressaltar a importância de se tomar a vacina, principalmente idosos, crianças e pessoas com doenças de base (diabéticos, imunossuprimidos, gestantes, entre outros), e tornar-se imune contra este e outros tipos de vírus da gripe.

E não devemos deixar de lado as medidas básicas de prevenção, tais como lavar as mãos ou higienizá-las com álcool gel 70% periodicamente, principalmente após tocar em corrimãos, maçanetas de portas, estar em locais públicos, ônibus e bancos, e até mesmo cumprimentar alguém com aperto de mão, pois o vírus passa através do contato. Por isso, em hipótese alguma se deve tocar em nenhuma mucosa (olhos, nariz, boca, órgãos genitais) com as mãos sujas.