Jacutinga alcançou a melhor avaliação em educação de todo Sul de Minas

df539aac9fa8481abb3cfc6e3cb8d2d9

Jacutinga se destacou na avaliação do IDEB 2014 – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e já superou as metas estabelecidas para 2021, ou seja, o Município está avançando a passos largos na melhoria da qualidade da educação. Na última avaliação feita pelo Ministério da Educação, Jacutinga já havia se destacado, e este ano conseguiu elevar o resultado alcançado em 3,39%.

Com este resultado Jacutinga confirma a qualidade que tem mostrado nos níveis de educação de seus alunos matriculados nas escolas municipais, alcançando 6,1 pontos nos anos iniciais e 4,8 pontos nos anos finais, conforme divulgado em Setembro pelo IDEB do Ministério da Educação. Vale dizer que o resultado do IDEB este apo aponta uma queda na qualidade do ensino básico brasileiro; porém, em Jacutinga, os resultados tem crescido a cada ano. Em 2007, a meta estabelecida era de 3,5 e Jacutinga alcançou a nota de 4,4; em 2009 era de 3,9 e Jacutinga conseguiu 5,1; em 2011 era de 4,3 e novamente Jacutinga superou a meta alcançando a nota de 5,9; em 2013 a meta era de 4,6 e Jacutinga conseguiu 6,1 de nota. Pra se ter idéia a nota alcançada por Jacutinga em 2014 foi de 6,2, o que supera até a meta que foi estabelecida para 2021 que é de 5,7.

Para o Prefeito Noé Francisco Rodrigues, este resultado é fruto dos investimentos que tem sido feito na melhoria da educação em Jacutinga nos últimos anos, onde tem se buscado a homogeneização de termos pedagógicos e curriculares, conseguido através de uma sistematização curricular decorrente do uso de apostilas para os alunos, capacitação permanente dos professores, planejamento estratégico de ensino, dentre outras medidas pedagógicas adotadas que tem garantido a melhoria da qualidade do ensino proporcionado aos alunos da rede municipal.

O IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foi criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas de todo o País, e é calculado através do rendimento escolar (aprovação/evasão) no SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, e na Prova Brasil. A média nacional para o 5º ano foi de 5,2 e de 4,2 para o 9º ano, e Jacutinga conseguiu a nota de 6,1 para o 5º ano e de 4,8 para o 9º ano. Para o Secretário Municipal de Educação, Antônio de Almeida Cascelli, “o resultado do IDEB é importante para a comparação de turmas, professores e provas, o que possibilita a verificação de pontos falhos”, comentou o secretário.

Para o Prefeito Noé Rodrigues, este crescimento na qualidade da educação proporcionada pela rede municipal de ensino aos alunos de Jacutinga deve ser mantido, pois a única garantia que podemos oferecer à população, especialmente as mais carentes, de que terão um futuro mais promissor, é através de uma educação de qualidade, e por isso, não tem medido esforços nem investimentos para que este crescimento qualitativo permaneça progredindo a cada ano.