Os novos equipamentos já estão funcionando em cinco locais da cidade

A Prefeitura Municipal, através do seu Departamento de Esportes, instalou academias ao ar livre por toda cidade, visando proporcionar hábitos mais saudáveis para jovens, adultos e idosos. As academias possibilitam diversas sequências de exercícios, e garantem conforto na prática de atividade física. As academias instaladas ao ar livre foram adquiridas com recursos próprios do Município e vão possibilitar trabalhar todos os grupos musculares.

Ao todo foram instaladas cinco academias, com sete equipamentos cada, atendendo a todas as regiões da cidade. As academias ao ar livre já estão em funcionamento no Complexo Esportivo Joaquim de Morais Cardoso, próximo ao Lago Municipal; no Coronel Rennó, ao lado da quadra poliesportiva, na antiga Lagoa Seca; na Vila Esperança, próximo ao ginásio Poliesportivo; no Parque das Nações, no Complexo Fernando Raphaeli; e no Jardim Déa, ao lado da Creche Municipal João Urbano.

As academias ao ar livre são uma tendência que tem se espalhado por todo o País, pois além de possibilitar a prática de atividades físicas, representam economia aos cidadãos de baixa renda, que tem a oportunidade de praticar exercícios físicos, e com isto viver uma vida mais saudável, sem comprometer seu orçamento, gastando com uma academia convencional.

Para a orientação correta quanto ao uso dos equipamentos, na segunda, quarta e sexta da próxima semana, o Departamento de Esportes disponibilizará um instrutor para atender os interessados na academia do Lago Municipal, das 7:00 às 9:00 horas, e das 15:00 às 19:00 horas, que ensinará a forma correta de se utilizar os equipamentos. De acordo com o Diretor de Esportes Edson Consentini, a intenção é gravar aulas ensinando a forma correta de utilizar os aparelhos e veiculá-las tanto no facebook, quanto no Cala 17 da TV Aberta, que veicula matérias locais, onde a Prefeitura possui parceria.

Edson comentou ainda que é importante que a população se envolva com os projetos, para garantir que as melhorias avancem, pois alguns dos adesivos fixados nos aparelhos das academias ao ar livre que davam orientação quanto ao uso dos equipamentos já foram arrancados, supostamente por crianças, prejudicando o uso adequado das academias. O Diretor de Esporte disse ainda que recebeu reclamações que crianças estariam utilizando os aparelhos como parquinho, inclusive impedindo o acesso de idosos. “Se a população ajudar a fiscalizar, teremos as academias funcionando a contento, beneficiando toda a comunidade, e para isto é necessário que todos contribuam da maneira que puderem com a fiscalização das academias, evitando assim a atuação de vândalos”, comentou o Diretor Edson Consentini.