Em todos os três casos diagnosticados, o contágio ocorreu na cidade de Itapira

A Prefeitura de Jacutinga através da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Epidemiologia detectou o terceiro caso de Dengue em nosso município. O diagnóstico ocorreu na última quarta-feira, dia 18 de Fevereiro, e a paciente desta vez é uma mulher que residia em Itapira e se mudou recentemente para Jacutinga. Com este diagnóstico, sobe para três os casos de Dengue em Jacutinga, sendo todos importados. Os outros dois casos também foram contagiados em Itapira e são de homens que freqüentam aquela cidade.

dengueTodos os pacientes detectados com a doença apresentaram a Dengue Clássica e passam bem. O Departamento de Epidemiologia coletou sorologia de sete pacientes com suspeita da doença, mas nos outros quatro as amostras deram negativo para dengue. Outros três pacientes estão aguardando o 6º dia após o início dos sintomas para a realização da coleta da sorologia, já que antes deste período não é possível detectar a doença de forma confiável.

Todas as unidades de saúde de Jacutinga receberam o alerta para solicitar sorologia de todos os casos suspeitos, a fim de aumentar a vigilância dos casos e bloqueio rápido, para se evitar que Jacutinga sobre com o avanço da doença como tem ocorrido em outras cidades da nossa região. A orientação do Departamento de Epidemiologia é que ao visitarem cidades com a proliferação da doença, que façam uso de repelentes e de roupa fechada, que dificulta a ação do mosquito transmissor da dengue.